Reestruturação de restaurantes pós pandemia: dicas para ter uma boa gestão

Reestruturação de restaurantes pós pandemia: se você é dono de um estabelecimento de comida precisou reavaliar o seu negócio para encarar o novo normal e seguir fidelizando e conquistando clientes. Neste post, você vai receber dicas preciosas, para ter uma gestão ainda mais qualificada nessa nova realidade, acompanhe!

A reestruturação de restaurantes pós pandemia precisou ser realizada, desde pequenos comerciantes como grandes estabelecimentos de comida. O setor foi um dos mais afetados, pois sobrevive do público.

Entretanto, não está sendo nada fácil de adaptar ao novo normal, uma vez que ele impõe significativas transformações. O segmento que já lida com exigentes determinações sanitárias, teve que reforçar ainda mais a questão da segurança higiênica.

Além disso, muitos comércios de comida, em decorrência da diminuição do público, tiveram que fechar as portas ou reduzir a sua estrutura, o que é certamente, mais um desafio de gestão a ser enfrentado.

Para ajudá-lo nesta adaptação à nova realidade, você vai receber dicas de como melhorar a gestão do negócio e vai também conhecer a 3chefs, o marketplace que tem sido um grande auxiliar para o segmento. Veja tudo o que vai conferir ao longo do texto:

  • Para enxugar despesas, reavalie os fornecedores
  • Atua com plataforma de delivery? Saiba como melhorar o desempenho
  • Entenda como ter um controle de estoque preparado para o novo normal
  • Agilidade no atendimento é essencial para eliminar filas
  • Conheça mais soluções tecnológicas que irão ajudar na reestruturação
  • Entenda como a 3chefs tem auxiliado restaurantes a se adaptarem
  • Conclusão

Para enxugar despesas, reavalie os fornecedores

A redução da demanda afetou em cheio as finanças dos estabelecimentos de comida, que leva à necessidade de enxugar os gastos para manter a produção.

Uma das opção para reduzir custos do comércios é reavaliar os fornecedores. Esta é uma boa prática de gestão em tempos de pandemia, já que algumas alterações e ajustes em contratos podem representar uma ótima economia.

Portanto, você que é dono de restaurante e quer diminuir os custos mensais é hora de reavaliar fornecedores. Uma boa notícia é que o mercado está propício à negociação, pois praticamente todos os segmentos sofreram com a pandemia.

Outra necessidade latente é a reavaliação de empresas de serviços essenciais como manutenção de ar condicionado, por exemplo.

Atua com plataforma de delivery? Saiba como melhorar o desempenho

Restaurantes que antes não atuavam com sistema de entregas, para não perder vendas, tiveram que rapidamente aderir o modelo. 

Contudo, a agilidade em entrar para o atendimento delivery, fez com que proprietários enxergassem somente uma opção: as plataformas de delivery. Claro, que são boas opções, entretanto, há uma maneira de melhorar o desempenho, principalmente em termos econômicos.

Qual é a solução? Investir numa plataforma própria de entregas, que é um dos recursos oferecidos por empresas de automação para restaurantes. Com isso, o dono passa a evitar as taxas das plataformas, reduzindo assim os seus custos.

Além disso, investindo numa tecnologia de entregas, há mais controle, o que sem dúvida, impacta positivamente na melhora da gestão do estabelecimento.

Entenda como ter um controle de estoque preparado para o novo normal

Aqui mais um vez entra a tecnologia, que agora mais que nunca está a favor dos proprietários de restaurantes, que com ela passa a ter mais eficiência no gerenciamento.

No caso do controle de estoque, ele passou a ser ainda mais urgente, já que com redução da demanda, não é raro ter perdas de materiais e mantimentos.

Por isso, optar por uma solução tecnológica que tem a ferramenta de controle de estoque é evitar este tipo de prejuízo. Além disso, com o recurso é mais fácil identificar o que sai com mais recorrência e assim reduzir o estoque.

Em tempos de pandemia, trabalhar com um estoque preciso é uma estratégia fundamental para continuar com o atendimento aos clientes sem extrapolar os recursos financeiros.

Agilidade no atendimento é essencial para eliminar filas

Evitar aglomerações é uma das principais maneiras de combater o contágio, por isso, foi necessário a redução de mesas no salão. Mas, mesmo com a diminuição das mesas, ainda é preciso manter o atendimento veloz, que é um desafio, uma vez que também é preciso reduzir a mão de obra.

Para manter a agilidade do atendimento mesmo com a diminuição de trabalhadores, a fórmula também está na tecnologia de automação especializada em restaurante.

Isso porque softwares de frente de caixa aumentam muito a velocidade do atendimento. O resultado é menos filas e assim é mantido o distanciamento adequado entre as pessoas.

Entretanto, não é apenas na rapidez que a ferramenta é vantajosa, ela ainda proporciona outros benefícios que cooperam com a gestão do negócio, como, por exemplo:

  • Permite controle diário das vendas;
  • Evita erros nos pagamentos;
  • Conta com ferramentas de contas a pagar e receber.

Além disso, tudo pode ser avaliado na palma da mão, já que algumas empresas de automação oferecem aplicativos que têm integração com o sistema.

Conheça mais soluções tecnológicas que irão ajudar na reestruturação 

Além de softwares de fluxo de caixa, estoque e delivery, ainda há outros recursos de automação de restaurantes que melhoram a gestão como o atendimento de modo geral.

Um deles é um cardápio digital, que, além de tornar o atendimento mais rápido e moderno, também exclui gastos com impressão. Ademais, permite ampliar a divulgação do local, já que ele pode ser exposto em redes sociais e outros canais.

Outra ferramenta interessante são as comandas eletrônicas, que passaram a ser ainda mais importantes para o controle do fluxo de pessoas no estabelecimento.

Há ainda ferramentas como o controle financeiro, no qual o gestor do estabelecimento pode ter a visão exata do percentual de lucro diário e mensal.

Entenda como a 3chefs tem auxiliado restaurantes a se adaptarem

A 3chefs é uma plataforma online que foi criada para preencher a falta de um marketplace direcionado ao segmento gastronômico. Ela é o elo entre donos de restaurante e fornecedores de produtos e prestadores de serviços especializados.

Por ser um único marketplace focado em atender as necessidades do setor, a 3chefs tem ajudado proprietários de estabelecimentos de comida que precisaram reduzir o seu espaço.

Por que? Porque a 3chefs conta com produtos essenciais para qualquer comércio de comida. E ainda conta com um diferencial: tem anunciantes que vendem equipamentos novos, seminovos e usados. Isso possibilita promover a adaptação com menor custo.

Além disso, a plataforma proporciona ainda mais economia, já que não apenas permite que empresas especializadas anunciem, mas também donos que estão com equipamentos parados, devido à necessidade de diminuição da área.

Portanto, a plataforma é o marketplace onde donos de restaurantes dos mais diversos nichos resolvem tudo, desde compra e venda de produtos específicos de restaurante a prestadores de serviços, fornecedores e distribuidores.

Na 3chefs você pode encontrar diversos prestadores de serviços, desde aquele que irá resolver e solucionar tudo que precisa para questões tecnológicas, como aquele que fará a manutenção e reforma adequada dos seus equipamentos para mantê-los com um prazo de vida ainda maior podendo assim economizar na compra de um novo, como também aquele que irá manter a qualidade e segurança na higienização do ambiente, seguindo as normas e exigências do órgão regulamentador.

Conclusão

Neste artigo, você que é proprietário ou gerente de estabelecimento de comida fora do lar viu dicas que ajudam na reestruturação do restaurante pós pandemia, que nada mais é que aproveitar as tecnologias disponíveis.

Falamos também da necessidade de reavaliar fornecedores, o que também pode ser feito pela plataforma 3chefs que conta com anunciantes prestadores de serviços das mais variadas categorias.

Agora, convidamos você, dono de restaurante, a resolver tudo o que precisa para se adaptar totalmente à nova realidade acessando a 3chefs, clique aqui e encontre hoje produtos e serviços ideais para o seu negócio.

Finalizamos o post, também convidando empresas que vendem produtos ou são prestadores de serviços para o setor alimentícios a anunciar na plataforma, que é 100% nichada, ou seja, lá você encontra o seu público-alvo. PLATAFORMA DE PRODUTOS  – PLATAFORMA DE PRESTADORES DE SERVIÇOS